A FPCEUP

A Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação é, na Universidade do Porto, a escola onde se realizam o ensino e a investigação nas áreas da Psicologia e de Ciências da Educação, tendo iniciado as suas actividades no ano lectivo de 1976/77.Actualmente, mais de 900 alunos frequentam a FPCEUP, distribuídos por dois cursos de licenciatura e 500 alunos de pós-graduação, mestrado e doutoramento, tendo alcançado uma implantação significativa no tecido social, em áreas como a educação, a justiça, a saúde, a administração pública central e local, a animação sócio-cultural, o trabalho em empresas, etc.

A Cultura

A noção de cultura é importante dado que engloba um conjunto de produções materiais (edifícios, estradas, instrumentos, medicamentos, etc.) e espirituais (valores, normas morais, sociais, jurídicas, religiosas, usos e costumes, conhecimentos científicos e filosóficos, formas de organização social), que o homem herda, enriquece, transforma e transmite as gerações futuras.
A cultura é a resposta encontrada pelo homem para resolver os problemas da sua relação e da sua adaptação ao meio.
A cultura dispõe de uma linguagem própria que é diversificada, garantindo o funcionamento do sistema relacional entre os membros de um grupo. Permite relembrar, comunicar e a transmitir o capital de que o indivíduo dispõe (herança cultural), esta pode ser concretizada de sujeito para sujeito e de geração para geração.
Esta herança cultural foi transmitida através de sistemas simbólicos (linguagem); do sistema jurídico (direito, leis); de livros e outros documentos e das artes.
Assim, a cultura possibilita ao ser humano criar mecanismos materiais e ideológicos que lhe permitissem sobreviver e por outro lado progredir.
Em suma, a cultura reflecte, a cada momento, a realidade material e espiritual da sociedade, do homem-indivíduo e do homem ser social, face aos conflitos que o opõem à natureza e aos imperativos da vida em comum.

Sem comentários: