A FPCEUP

A Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação é, na Universidade do Porto, a escola onde se realizam o ensino e a investigação nas áreas da Psicologia e de Ciências da Educação, tendo iniciado as suas actividades no ano lectivo de 1976/77.Actualmente, mais de 900 alunos frequentam a FPCEUP, distribuídos por dois cursos de licenciatura e 500 alunos de pós-graduação, mestrado e doutoramento, tendo alcançado uma implantação significativa no tecido social, em áreas como a educação, a justiça, a saúde, a administração pública central e local, a animação sócio-cultural, o trabalho em empresas, etc.

Definição de Património

O tema deste trabalho é o Património. Mas o que é o Património? O que significa? O que pode ser considerado Património? Qual a sua importância?


A palavra património deriva do latim patrimonium que significa bens de família. Actualmente, os dicionários e as enciclopédias consideram património: os bens de família; a herança paterna; os bens indispensáveis à ordenação de um eclesiástico; qualquer bem material ou moral pertencente a alguém ou a alguma instituição ou colectividade.

Mas esta definição tem sofrido várias mudanças ao longo dos tempos.


- Na Antiguidade o Património era entendido como o conjunto de bens materiais pertencentes a uma pessoa, a uma pessoa jurídica, a uma casa ou instituição.

- Durante a revolução francesa, surgiu a necessidade de alargar este conceito aos bens artísticos e aos monumentos pertencentes a uma nação, pois os conflitos armados puseram em risco a integridade de alguns edifícios franceses e as maiores obras artísticas do país foram saqueadas e vendidas no estrangeiro.

- O século XIX trouxe os conceitos de monumentos históricos e monumentos nacionais. A palavra monumento deriva do verbo latino monere que significa lembrar. Assim, os monumentos eram tudo aquilo que permitia relembrar épocas passadas. Os monumentos históricos estavam ligados a eventos marcantes da História Mundial, enquanto que os monumentos estavam ligados à História do País em que se encontrava.

- O século XX enriqueceu largamente a definição de património. Começou-se a falar de Património Europeu, para depois se passar ao Património Mundial. A criação da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO - United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) trouxe pluralidade e uma visão mais global à definição de património.

- Actualmente, os bairros antigos, as ilhas, as partes antigas das urbes, aldeamentos, paisagens, sítios, bens naturais, também já são património.

- Outra grande inovação foi considerar que as antigas indústrias e as suas maquinarias eram também património, pois num mundo em constante mudança tecnológica, é importante preservamos a História da Indústria.

- As evoluções científicas evidenciaram a importância de certas espécies para o sistema ecológico do planeta e, por ser importante preservamos essas espécies, também já são consideradas património.

Sem comentários: