A FPCEUP

A Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação é, na Universidade do Porto, a escola onde se realizam o ensino e a investigação nas áreas da Psicologia e de Ciências da Educação, tendo iniciado as suas actividades no ano lectivo de 1976/77.Actualmente, mais de 900 alunos frequentam a FPCEUP, distribuídos por dois cursos de licenciatura e 500 alunos de pós-graduação, mestrado e doutoramento, tendo alcançado uma implantação significativa no tecido social, em áreas como a educação, a justiça, a saúde, a administração pública central e local, a animação sócio-cultural, o trabalho em empresas, etc.

Introdução

Esta "investigação" foi realizada no âmbito das disciplinas de Introdução às Ciências Sociais (ICS) e Seminário de Introdução à Mediação e Formação: Temas e Problemas da Educação Contemporânea (SIMFTPEC).
Após realizarmos uma incursão à cidade do Porto com o objectivo de recolher algumas fotos relacionadas com a matéria das disciplinas ("(Entre)vistas"), foram reunidas as fotos de todos os alunos da turma e surgiram dois grandes temas: Património e Comunicação.
O grupo escolheu o tema “As Concepções dos Portuenses acerca do Património”, pois tinha curiosidade em saber se a população da cidade saberia definir Património.
O principal objectivo do nosso estudo é avaliar as concepções que os habitantes da cidade do Porto têm acerca do Património. Mais concretamente, pretendemos perceber quais os tipos de Património considerados pelos Portuenses e quais as características que estes valorizam na classificação de algo como Património.
Inicialmente, iremos definir conceitos fundamentais à compreensão do tema, tais como, conceitos de património, cultura e natureza e estabelecer relações entre eles.
De seguida, descreveremos o processo utilizado pelo grupo para fundamentar os conceitos acima referidos e para ficar a conhecer as concepções pessoais da amostra acerca do tema a abordar.
Finalmente, analisamos os dados provenientes da amostra e comparamo-los com os conceitos principais, de modo a analisarmos o nível de conhecimento da população do Porto em relação ao Património.

Sem comentários: