A FPCEUP

A Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação é, na Universidade do Porto, a escola onde se realizam o ensino e a investigação nas áreas da Psicologia e de Ciências da Educação, tendo iniciado as suas actividades no ano lectivo de 1976/77.Actualmente, mais de 900 alunos frequentam a FPCEUP, distribuídos por dois cursos de licenciatura e 500 alunos de pós-graduação, mestrado e doutoramento, tendo alcançado uma implantação significativa no tecido social, em áreas como a educação, a justiça, a saúde, a administração pública central e local, a animação sócio-cultural, o trabalho em empresas, etc.

A Natureza

A expressão Natureza aplica-se a tudo aquilo que tem como característica fundamental o facto de ser natural, ou seja, envolve todo o ambiente existente que não teve intervenção do Homem.
Assim, a Natureza corresponde ao mundo material e, em extensão, ao Universo físico e a toda sua matéria e energia, inseridas num processo dinâmico que lhes é próprio e cujo funcionamento segue regras específicas (estudadas pelas ciências naturais).
Com o avançar das ciências, o Homem começou a perceber que muitas das suas acções sobre o meio provocavam mudanças nefastas e irreversíveis. Estas acções levaram ao desaparecimento de várias espécies e, consecutivamente, à destruição de vários ecossistemas.
Estas transformações ambientais tiveram consequências directas sobre o clima e, indirectamente sobre o Homem (por exemplo, o efeito de estufa que leva ao sobreaquecimento terrestre e ao degelo das regiões polares. Isto leva a um aumento do nível das águas do mar, provocando enchentes em vários países.).
Ao perceber que as suas acções poderiam levar ao desaparecimento da espécie humana, o Homem preocupou-se com a continuidade das espécies de modo a assegurar a sua sobrevivência. Para tal, criaram leis que protegessem o ambiente.
Deste modo, várias espécies biológicas foram consideradas património, assim como paisagens e florestas.

Sem comentários: